quarta-feira, 27 de outubro de 2010
Encontro de Batuqueir@s em Blumenau!
Aconteceu em Blumenau no último dia 24, um encontro de alguns grupos de SC. Estivemos lá junto com o grupo local Capivara e o Encanto do Sul de Itajaí. Isso tudo proporcionado pela presença do Niki, batuqueiro da Nação Porto Rico do Recife, que está pela região passando seus conhecimentos aos grupos.
O encontro lá foi bem especial, e o cortejo fluiu bonito debaixo de um sol de rachar.
Éramos em quase 30 batuqueiros (Ana, Andaraí, Dai, Edu, Jader e Thiago representando o Maracatu Joinville), e tocamos por mais de 1 hora em um point de Blumenau, depois de caminhar pela rua XV de Novembro.
O público, ainda no embalo da Oktober, curtiu a energia do baque, e no final até pagou uma rodada de chopp pros batuqueiros. E depois aquele axé!
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Aconteceu a 2ª Oficina de Maracatu!!!
sábado, 9 de outubro de 2010
E segue o baque!! 2ª Oficina!
Dando continuidade ao Projeto Maracatu em Joinville, será realizada a nossa segunda oficina. O mestre Tiriba estenderá o que foi visto no dia 2, o que não impede que novos batuqueir@s e dançarin@s se juntem ao baque.
As inscrições ( vagas limitadas para percussão ) devem ser feitas apenas através do email maracatujoinville@gmail.com
Data: 16 e 17 de outubro.
Local: Sociedade Kênia Clube / Rua Botafogo,255 - Bairro Floresta.
Horário: Das 13 às 18h no sábado e das 13 às 16 no domingo.
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
Aconteceu! - 1ª Oficina do Projeto
No sábado que passou (02 de outubro) aconteceu a primeira oficina do projeto Maracatu Joinville. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre o contexto cultural dessa manifestação folclórica, assim como seus ritmos e danças.
O Mestre Tiriba enfatizou a importância de se conhecer a história cultural do Maracatu. Lembrou ainda que apesar de não ser um ritmo muito complexo, certa disciplina é necessária, já que tanto beleza como dificuldades encontram-se nos pequenos detalhes.
Os sorrisos e expressões dos participantes durante os baques passaram sensações de alegria, de felicidade por estar participando do momento. No geral, pareceu que o cansaço das várias horas batucando se tornou pequeno diante da boa e contagiante energia de estar brincando o Maracatu.
Ao final, com agradecimentos ao Tiriba, a Gisele, aos presentes, a Nara e todo o pessoal do Kênia rolou o clássico Axé, desejando boas energias a todos e refazendo o convite para a próxima oficina, que será realizada nos dias 16 e 17 de outubro.