quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Encontro de Batuqueir@s em Blumenau!

0 comentários

Aconteceu em Blumenau no último dia 24, um encontro de alguns grupos de SC. Estivemos lá junto com o grupo local Capivara e o Encanto do Sul de Itajaí. Isso tudo proporcionado pela presença do Niki, batuqueiro da Nação Porto Rico do Recife, que está pela região passando seus conhecimentos aos grupos.


O encontro lá foi bem especial, e o cortejo fluiu bonito debaixo de um sol de rachar.
Éramos em quase 30 batuqueiros (Ana, Andaraí, Dai, Edu, Jader e Thiago representando o Maracatu Joinville), e tocamos por mais de 1 hora em um point de Blumenau, depois de caminhar pela rua XV de Novembro.


O público, ainda no embalo da Oktober, curtiu a energia do baque, e no final até pagou uma rodada de chopp pros batuqueiros. E depois aquele axé!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Aconteceu a 2ª Oficina de Maracatu!!!

0 comentários

Com muita inovação e alegria Tiriba e Rumenig trouxeram @s batuqueir@s todo o suingue do baque de Porto Rico.

Rumenig, conhecido como Niki, neto da Rainha Elda, sobrinho de Shacon Viana mestre da Nação de Maracatu Porto Rico de Recife, e batuqueiro da Nação desde sua infância, presenteia a este outro canto do país toda a cultura viva do maracatu pernambucano através das oficinas que vêm ministrando, suas histórias e contagiante energia.



Na emoção expressa em suas palavras, Niki ao falar de sua Nação nos faz sentir a vivacidade desta paixão por batucar da qual partilhamos!!!


E ao fim do segundo dia de oficina, realizou-se o 1º Arrastão de Maracatu na cidade, com ínicio no Kênia Clube e término na Estação Ferroviária.


Agradecemos a presença de Niki, Tiriba, Gisele, ao povo do Kênia que nos acolheu, e todos os participantes da oficina.


Ao fim de novembro realizaremos a 3ª oficina do Projeto, estejam atentos e confiram as fotos (picasa) e vídeos (youtube) nos links ao lado.


Muito AXÉ!!!

sábado, 9 de outubro de 2010

E segue o baque!! 2ª Oficina!

0 comentários

Dando continuidade ao Projeto Maracatu em Joinville, será realizada a nossa segunda oficina. O mestre Tiriba estenderá o que foi visto no dia 2, o que não impede que novos batuqueir@s e dançarin@s se juntem ao baque.


As inscrições ( vagas limitadas para percussão ) devem ser feitas apenas através do email maracatujoinville@gmail.com

Data: 16 e 17 de outubro.

Local: Sociedade Kênia Clube / Rua Botafogo,255 - Bairro Floresta.

Horário: Das 13 às 18h no sábado e das 13 às 16 no domingo.



segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Aconteceu! - 1ª Oficina do Projeto

1 comentários



No sábado que passou (02 de outubro) aconteceu a primeira oficina do projeto Maracatu Joinville. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre o contexto cultural dessa manifestação folclórica, assim como seus ritmos e danças.


O Mestre Tiriba enfatizou a importância de se conhecer a história cultural do Maracatu. Lembrou ainda que apesar de não ser um ritmo muito complexo, certa disciplina é necessária, já que tanto beleza como dificuldades encontram-se nos pequenos detalhes.

Os sorrisos e expressões dos participantes durante os baques passaram sensações de alegria, de felicidade por estar participando do momento. No geral, pareceu que o cansaço das várias horas batucando se tornou pequeno diante da boa e contagiante energia de estar brincando o Maracatu.

Ao final, com agradecimentos ao Tiriba, a Gisele, aos presentes, a Nara e todo o pessoal do Kênia rolou o clássico Axé, desejando boas energias a todos e refazendo o convite para a próxima oficina, que será realizada nos dias 16 e 17 de outubro.